quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

As idiossincrasias de fim de ano.

Happy New Year!
Natal é família reunida, ou quase toda família. São parentes que não se falam e passam a se falar. É termômetro daquele velho peru cansado de guerra subir para avisar, queijo cuia sob a mesa, salpicão, nozes e um guloso no seu lugar. É amigo oculto, é a cara de decepção do presente que você gostaria realmente de ganhar. É Roberto Carlos e Xuxa no ar. É pisca-pisca na sala, transito mais intenso, superlotação no shopping, décimo terceiro e ladrão doido para roubar. É a cultura do outro lugar, coca-cola na mesa, ligação interurbana e internacional, doações para as pessoas carentes e a força de uma criança para não cochilar para ver se realiza o sonho de conhecer Papai Noel vindo de qualquer lugar. É fazer planos para o ano novo, de chorar pelos que se foram, de estourar champagne e de brindar. É tempo de branco, de praticar a superstição, de pular as sete ondas , comer as sete uvas, colocar uma folha de louro na carteira, comer lentilha no janta ou de jejuar. É talvez tempo de dizer a verdade, de sentir-se culpado, planejar aquele sonho que nunca dar tempo de realizar. É tempo de querer viver tudo em uma única noite. É tempo de dizer: Ano que vem tudo melhorará!
" Que tudo se realize no ano que vai nascer "

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Elemento:Fogo!

GENTE QUE BRILHA


O Centro histórico estava pegando fogo, fogo em todos os sentidos, fogo por conta do calor, da multidão, o cheiro das rosas, da cor vermelha imperando, por conta de tanta fé e claro! Os gritos de saudação(Êpa Hei!) a Iansã, também conhecida como Oiá. A Festa de Santa Bárbara, abriu as porta para as festas populares da Bahia com uma procissão belíssima. Como na Bahia tem toda uma fusão, é quase ecumênica, os orixás tem um sincretismo com os santos católicos e Santa Bárbara é sincretizada com a dona dos raios, aquela que domina o temporal, a impulsiva das companheiras de Xangô, a audaciosa IANSÃ, que também é homenagiada com muita força.
A cambada da Cairu que é adeptos a fotografia, tentava flagrar algumas imagens interessantes embaixo do sol-a pino, pois como diz o nosso Caê na música terra: "Tudo, tudo na Bahia , faz agente querer bem, a Bahia tem um jeito..."
Estavamos todos lá no laço protetor, eu, fulano, sicrano, beltrano, os vendedores de artigos religiosos, turistas, fotógrafos, trabalhadores, vedendores ambulantes, devotos, pais e mães de santo, formando um tapete vermelho para saudarmos essas poderosas mulheres.

EPA HEI!
Foto: by me


domingo, 2 de dezembro de 2007

"Depende de nós,quem já foi ou ainda é criança"


É verdade quando Castilho disse: "As recordações são os únicos belos astros que adornam a noite da velhice.". Estou envelhecendo mesmo, é um fato!
Meus pais ainda moram no mesmo lugar onde eu cresci, onde brinquei, formei minha personalidade, moram no mesmo lugar, onde eu dizia para minhas amigas que nunca nos separaríamos e onde dizia também que moraríamos sempre juntas , pois não pensava em constituir uma família, pois acreditava que nada disso importava , já que eu tinha elas, pois gostaria de casar com todas elas.
Sinto-me felicíssima todas às vezes que vou a casa dos velhos e às vezes quando tenho a oportunidade de caminhar por aqueles passeios e ruelas de descer as escadas , virar nas dobras de cada bloco lembrando-me de cada ponto onde eu gostava de brincar e qual era o lugar adequado daquela divertidíssima vida de criança. Nossa! O quão fui feliz naquela conjunto, onde cada apartamento era um mundo diferente, onde saltitei , onde tive meu primeiro amor, onde brinquei de esconde, esconde, onde tive o meu primeiro sutiã, meu primeiro vídeo cassete, onde corria solta, livre, onde brinquei com os meninos de gude, pipa, pião, onde andei descalça , onde não queria banhar-me para não perder tempo, onde brinquei de polícia e ladrão.Verdadeiramente o conjunto Resgate me resgata!

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Vivendooooooo!

"Sempre desprezei as coisas mornas, as coisas que
não provocam ódio nem paixão,as coisas definidas
como mais ou menos. Um filme mais ou menos,
uma balada mais ou menos. Tudo perda de tempo.
Viver tem que ser perturbador, é preciso que
nossos anjos e demônios sejam despertados, e
com eles sua raiva, seu orgulho, sua paixão, sua
adoração ou seu desprezo. O que não faz você
mover um músculo, o que não faz você
estremecer, suar, desatinar, não merece fazer
parte da sua biografia."
[Martha Medeiros]

terça-feira, 13 de novembro de 2007


Será que sou eu na minha carteira de identidade?

Será que sou eu que ando no meu corpo pela cidade?

Será que sou eu que morro de rir da felicidade?

Ou será que sou eu que minto pra dizer a verdade?


Será que sou eu o feto que não quer nascer?

Será que sou eu o único defunto que quer viver?

Será que sou eu a cara em que meu olho mora?

Ou será que sou eu aquele cara sem culpa que foi embora?


Será que sou eu puxando o fio do suéter de lã?

Será que sou eu excitando a força do imã?

Será que sou eu que tenho medo do jornal de amanhã?

Será que sou eu quer sou feliz por não usar sutiã?


Eu, eu, eu, eu

Será que sou eu?


Será que sou eu o alvo da boca que me beija?

Será que sou eu que bebo água ao invés de cerveja?

Será que sou eu o cabeludo pregado na cruz da igreja?

Ou será que sou eu que penso ser o que talvez eu nem seja?



Eu, eu, eu, eu

Será que sou eu?

terça-feira, 6 de novembro de 2007

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

".EIS UM PEQUENO FATO .Você vai morrer."


Ufa! entreguei-me incrivelmente " A Menina que Roubava Livros". Chorei no fim que quase desidratei. E quem conta a história é um narrador inusitado, a morte.

Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a Morte três vezes.......




RECOMENDO!

O circo teremos, porém e o pão?

Gooooooooooooooooooooool!

A-há!Daqui a sete anos, o Brasil será sede pela 2ª vez copa do mundo. Como serão bancados os gastos para melhorar a infra-estrutura? O governo usará o dinheiro público para a construção e reforma dos estádios? Para o turismo do Brasil, será um grande samba no pé e com toda essa euforia, vamos desviando nossa atenção dos problemas do país.
Nem preciso citar quais serão as cidades principais. Nos jogos Pan Americanos, o Rio foi à cidade beneficiada com reformas, empregos, infra-estrutura, transporte urbano. Doze grandes cidades serão agraciadas por conta da copa. Estou ansiosa pela reforma da Fonte-Nova, isso se Salvador tiver sorte de pegar a rebarba, pois outras cidades não sentirão qualquer efeito da copa de 2014 em suas economias. E dalí canarinho!

terça-feira, 23 de outubro de 2007

DESCENDENDO A LADEIRA DO PELÔ


Tudo bem, há quem odeie Jorge Amado, quem odeie a Bahia e suas ladeiras, o nosso jeito, nossa mística, nossa mágica, há quem ache libertino demais sua arte, que ache sua obra repetitiva, enfim...
Não foi à-toa que Glauber Rocha abordou em 1978 um documentário sobre sua obra, que existe rua com seu nome, não é à-toa, que Jorge foi homenageado pelo Centro Georges Pompidou, de Paris e que ele é um dos filhos mais ilustre desse Brasil varonil!
No dia 7 de março de 1987 foi inaugurada a Fundação Casa de Jorge Amado, que passou a desenvolver intenso trabalho de preservação e divulgação da obra do escritor. Esse mesmo acervo correu o risco de ser tirado da Bahia e entregue a universidade de Havard, por falta de repasses do Governo do Estado. São mais de 250 mil documentos que retratam sete décadas de vida literária e política de Jorge Amado. Pois é, subvenção que o governo do estado concedia, resolveu não facultar mais. Foi cortado até o funcionamento do sistema de ar-condicionado, importante para impedir a ação de fungos e bactérias.
Quem sabe alguém de fora conserve melhor o que é nosso, assim como Amazônia.



Acorda para cuspir Brasil!

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Setembro, Mês dos Meninos

Caruru de 7 Meninos
Esse mês é o das flores e também dos quiabos, verdinhos, verdinhos. Há! Quantos quiabos já cortei na minha vida. Meu Irmão, nasceu no dia deles, Cosme e Damião, portanto meu pai fez a promessa de dar o caruru para 7 meninos , aliás 6 meninos, pois eu de ousada, representava o 7 na roda comendo caruru com as mãos.Oh coisa boa! Caruru, queimados, balas, bombons , como queiram chamar...
No candomblé Cosme e Damião são conhecidos como Orixás Ibejis.
Como uma boa baiana e estudante de turismo, não poderia deixar de escrever sobre eles e sobre o caruru que está presente fortemente no calendário baiano.
É isso aê, minha gente! Boa primavera e baum apetite!
Canção da roda dos 7 meninos
São Cosme mandou fazer
duas camisinhas azul,
no dia da festa dele,
São Cosme quer caruru.

sábado, 22 de setembro de 2007

Mas tinha que respirar


Debaixo dágua tudo era mais bonito

mais azul mais coloridosó faltava respirar

só faltava respirar


Mas tinha que respirar


Debaixo dágua se formando como um feto

sereno confortável amado completo

sem chão sem teto sem contato com o ar


Mas tinha que respirar


Todo dia
Todo dia, todo dia
Todo dia
Todo dia, todo dia


Debaixo dágua por encanto sem sorriso e sem pranto

sem lamento e sem saber o quanto

esse momento poderia durar


Mas tinha que respirar


Debaixo dágua ficaria para sempre ficaria contente

longe de toda gente para sempre

no fundo do mar


Mas tinha que respirar


Todo dia
Todo dia, todo dia
Todo dia
Todo dia, todo dia


Debaixo dágua protegido salvo fora de perigo

aliviado sem perdão e sem pecado

sem fome sem frio sem medo sem vontade de voltar


Mas tinha que respirar


Debaixo dágua tudo era mais bonito

mais azul mais colorido

só faltava respirar


Mas tinha que respirar


Todo dia
Todo dia, todo dia
Todo dia
Todo dia, todo dia
Todo dia


[Arnaldo Antunes]

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Porque é proibido pisar na grama

"Acordei com uma vontade de saber como eu ia
E como ia meu mundo
Descobri que além de ser um anjo eu tenho cinco inimigos
Preciso de uma casa para minha velhice
Porém preciso de dinheiro pra fazer investimentos
Preciso às vezes ser durão
Pois eu sou muito sentimental, meu amor
Preciso falar com alguém que precise de alguém
Prá falar também
Preciso mandar um cartão postal para o exterior
Prá meu amigo Big Joney
Preciso falar com aquela menina de rosa
Pois preciso de inspiração Preciso ver uma vitória do meu time
Se for possível vê-lo campeão
Preciso ter fé em Deus
E me cuidar e olhar minha família
Preciso de carinho pois eu quero ser compreendido
Preciso saber que dia e hora ela passa por aqui
E se ela ainda gosta de mim
Preciso saber urgentemente
Porque é proibido pisar na grama."

(Jorge Ben Jor - Porque é proibido pisar na grama)

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

No tapete da porta, bem vindo!

Mô, temos visita!
Não deturpem, adoro crianças e em suas casas mais ainda. Só que tenho um problemão quando a visita também é a criança. Calma não farei como o artista plástico Calazans Neto, que proibiu a entrada de crianças no seu lar doce lar. Na verdade esse trauma foi adquirido ainda criança, quando uma comadre dos meus pais, levou o seu bebê grande para brincar no meu quarto onde ela pôde encantar-se com a minha boneca Barbie, assim cometendo um ato brutal com as madeixas da minha indefesa boneca esquálida. Não sei de onde ela tirou a idéia que ela era cabeleireira. Não sei em que cargas d’água surgiu a arma do crime que acabei apelidando-a de: A tesoura das Trevas. A Criança acabou deixando minha Barbie careca. Meu Deus e agora? Só pensava no Ken, como ele ficará ao ver a sua amante careca? Como no ato do orgasmo ele puxará as suas madeixas?
Essas mães que não olham seus filhos, que ficam conversando, comendo petiscos e bebendo seus goróis, deixam seus terroristas mirins bombardeando os lares alheios, emporcalhando sofás claros e paredes brancas.
Bem vindos, se possível sem seus terroristas mirins.

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Carnê do Baú da Felicidade


"Sabe de uma coisa,vou lhe jogar no meu baú,vivo e mágico,com as coisas boas que tem lá.Os meus desenhos herméticos, as palavras de Dalai Lama, quem sabe,você adora;quem sabe, se transformará!Meu bauzinho de memória, os meus livrinhos de receita.Quem sabe, se sensibiliza;quem sabe, se transformará..."

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Prazo de validade vencido


Concessão de TVs.

Imagine só a massa sem as novelas? Sem as danças dos famosos? Pois é, assim como na Venezuela, a radio difusão do Brasil também funciona por meio de concessão pública. E para recusar o pedido de renovação bastam dois quintos do congresso vote contra.
Infelizmente nós somos mal informados e não somos convidados para debater o assunto juntos com os poderes executivos e legislativos se realmente as TVs seguem a lei que diz que a programação deve ter, de preferência, finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas; promover a cultura nacional e regional; e estimular a produção e a sua divulgação.
Meu voto seria para o programa Zorra Total. Se liga!

sábado, 25 de agosto de 2007

Veículo de Comunicação

Ribeira
Na porta de um barco velho. E por favor, sem mais perguntas.

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

É tão bom....

"É táo bom
Quando a gente se entrega a beleza
Se sente em total realeza
Com a natureza e o amor,

É tão bom,
Quando cicatriza uma ferida
Abrindo as portas da vida
Prum beija-flor te beijar

É tão bom,
Quando a gente tem fé e acredita,
Que existe uma vida bonita,
Com quem cultiva uma flor

É tão bom,
Não se desesperar com besteiras,
Nem levar a sério as asneiras
Que algum ser humano tramou

É tão bom,
Ir colando os pedaços da vida,
E sentir toda ira incontida
Que teima em queimar todo ser
E esquecer toda a mágoa que molhou teus olhos
Saber que no fundo unicórnios, pavões e mistérios no ser, há..."





[Foto: Adenor Gondim]

Abordando a 7ª arte.

Little Miss Sunshine
OLIVER - Tio Frank?Acha q o paraíso existe?
TIO FRANK -Difícil dizer.Acho que ninguém sabe ao certo.
OLIVER - Eu sei, mas o que você acha?
TIO FRANK -Bem...
OLIVER -Eu acho que existe.
TIO FRANK -Acha que vão me deixar entrar nele ?
OLIVER -Sim!
TIO FRANK - Promete?
OLIVER -Sim!


Como toda família tem seus problemas, o filme Pequena miss sunshine, retrata maravilhosamente esse velho tema. Uma trama divertida e necessária.
Comparando o filme com a vida real, estou com meu avô internado e infelizmente é nessa hora que encontramos todos da família. Cada um com sua vida, cada um com seus problemas, ou seja, cada um com suas peculiares diferenças. Quando um parente chegava, fazia lembrar-me do filme.
Na cadeira do hospital, sentir-me naquela kombi amarela, passando por diversos momentos de descobertas.
Bom, quem assistiu essa delícia de filme, saberá o que estou dizendo. E para você que não assistiu, assista! É um filme sobre a importância, a função e o valor da família.

Agora peço licença, preciso subir na kombi amarela e agradecer pela melhora do meu voinho.

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

WAKING LIFE

"A Viagem não requer explicações, apenas passageiros.
É aí, que entram vocês.
É como se chegássemos ao planeta com uma caixa de lápis de cera.
Pode-se ganhar a caixa de 8, ou a de 16...
Mas o segredo é o que você faz com eles e as cores que lhe foram dadas.
Não se preocupe em colorir somente dentro das linhas
Pinte por fora das linhas e fora da página! Não queira limitar-se
Nós movemos como oceano .
não estamos ancorados!"


Não Pinte só os 7
Pinte folhas em branco um sol
Riscos de chuva
Nuvens com pancadas de chuvas
Nuvens com cores próxima do anoitecer
Um cadeado aberto com todas as cores
E seja livre, livre para expor suas delineações.
[Tatiana]

terça-feira, 21 de agosto de 2007

O simbolismo do número TREZE



Nasci em uma 6ª-feira 13 e no mês de agosto.Tudo bem que o nome parece muito com desgosto, mas agosto foi dado pelos romanos como uma homenagem ao Imperador Augusto. Para os supersticiosos, digo-lhes que não sinto muito! Amei nascer nesse dia, embora haja muita zombaria, que 13 é o número do azar, malefício certo, desgraça. Para os olhos dos supersticiosos, eu não sou normal, como já dizia Oscar Wilde, ”normalidade é uma ilusão imbecil e estéril”.
O Suicídio de Getúlio Vargas, não teve nada ver com bons ventos que vêm da Península Ibérica, que movem-se sobre o Atlântico, na direção do Brasil. Esse mesmo vento, era o que levava as caravelas às terras recém-descobertas por Cabral e faziam com que as moças portuguesas não casassem nesse mês, pois era sinônimo de uma lua de mel solitária ou viúves. Pé de pato, mangalÔ 3 vezes! O oitavo mês tem culpa que os pilotos Thomas Ferrebre e W. Copoeland deixaram a bomba atômica cair nas cidades de Hiroshima e Nagazaki?
Há crenças nas propriedades positivas do número treze, por exemplo, muitas pessoas penduram esse número em pulseiras e colares como amuleto benéfico e se atribui aos nascidos em dia 13 uma certa proteção e sorte, apesar desse dia ser considerado geralmente como nefasto. Em suma, o número 13 significa tanto algo benéfico e positivo como algo extremamente negativo e maléfico, mas o que permanece, com mais força na memória popular são seus aspectos negativos.
A superstição faz parte do folclore assim com as lendas, música de roda, aliás, 24 de agosto é dia do folclore!
Cada um de nós, entre erros e acertos, vai compondo sua própria história. Os fatos negativos podem acontecer em qualquer época, assim como os positivos. Então Feliz aniversário pra mim! E um lindo Augusto, ops! Agosto, com ventos fortes e fluidos positivo!

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Boa Sorte!


É só isso, não tem mais jeito. Não tenho o que dizer.
São só palavras e o que eu sinto não mudará.
Tudo o que quer me dar é demais, é pesado, não há paz.
Tudo o que quer de mim, irreais e desleais
expectativas. Mentiras persuasivas.

Quero que se cure dessa pessoa que o aconselha. Há
um desencontro, veja por esse ponto: há tantas
pessoas especiais.

Um bom encontro é de dois.

terça-feira, 7 de agosto de 2007

NIZAN GUANAES

Sou católico, apostólico, baiano.
Sou devoto de Santo Antônio e de Nossa Senhora do Carmo. Entrei no candomblé,
tardiamente, aos 20 e tantos anos, pelas mãos de Luiza
Olivetto e Lícia Fabio, que me pediram para ajudar nas obras de
restauração do telhado do Terreiro do Gantois.
Fui consertar o telhado do Gantois e o Gantois consertou minha vida. O
candomblé não é uma religião. É um culto. Culto aos antepassados, às
forças da natureza.
O candomblé é moderno. Ele já era ecológico antes que a ecologia entrasseem
voga. Ele é avançado. Não exclui opções sexuais. Ao contrário, acolhe.
Os deuses do candomblé têm ira, inveja e raiva. Xangô é colérico. Oxum é
ciumenta e chorosa. Ogum tem o pavio curto.
A religião católica quer que os homens sejam deuses. No candomblé, são
os deuses que baixam nos homens.
Não é muito chique ser do candomblé.
Pelo menos na parte do país em que eu vivo. Como toda cultura vinda dos
vencidos, é visto como desvio, coisa de gente desajustada ou de artista.
E confesso que isso, ao contrário de me afastar dele, sempre me instigou a
caminhar contra o vento.
Toda sexta-feira, vejo, aqui e ali, o olhar jocoso com que algumas pessoas
me olham vestido de branco.
Neste momento, sou judeu. Adoro como os judeus se afirmam pelo mundo
usando suas barbas, seus quipás e
seus casacos longos, onde convêm e
onde não convêm.
Aliás, como estudante bissexto de cabala, vejo constantemente as
similaridades entre procedimentos do candomblé e do judaísmo. Eles
também se preocupam com olho gordo, eles também passam frango no
corpo, eles também se banham em sal grosso. Enfim, há muitas
similaridades entre o candomblé e a cultura judaica.
O candomblé é, e isso precisa ficar bem claro, o culto do bem. Tantas
vezes confundido com feitiço. Ele é magia. As grandes mães-de-santo da Bahia se
dedicavam sempre ao bem e à luz.
Se, aqui e ali, alguém usou esses poderes santos para o mal, é
descaminho. E contra ele a força deve ter se voltado com certeza. O
catolicismo não pode ser julgado a partir de padres pedófilos. E o
candomblé não pode ser julgado a partir de pais-de-santo picaretas que
ficam se exibindo na TV ou fazendo macumbas perversas.
Tenho certeza de que na hora em que o Santo Padre pisar no Brasil, todas as mães-de-santo do país e seus filhos e filhas estarão rezando e saudando
sua Santidade.
Ainda que a igreja não tenha sido nem seja tão generosa com o candomblé.
Mas o candomblé não está nem aí. Queira Roma ou não, na Bahia, igrejas e
terreiros convivem e se abraçam. E isso é mágico.
E candomblé é magia. Aquela energia que a gente sente na Bahia vem
dele. Aquela comida vem dele. Aquela música, aquela batida vem dele.
Aquela sensualidade e aquela pimenta vêm dele.
Sua Santidade, por ser padre e por ser alemão, talvez não tenha o mesmo
jogo de cintura para assimilar tudo isso.
Mas meus olhos e meu coração não podem negar o bem que mãe Cleusa
me fez. O bem que mãe Stella me faz. Coisas inexplicáveis que eu não
entendi. Mas presenciei
E não se pode negar o bem e as coisas mágicas que elas fazem pelos
pobres. O candomblé sempre foi e continua pobre.
Não tem catedrais, nem TVs, nem rádios. Não faz coleta de dinheiro. Ao
contrário, as grandes mães-de-santo doam. Ao invés de lucrarem, vivem
modestissimamente. E vivem consumidas dia e noite por todos aqueles que
as procuram por um amor, pelo sossego perdido, pela paz nunca
encontrada, pela esperança de cura ou de um amanhã melhor.
Vi mãe Cleusa, minha linda mãe do Gantois, morrer muito cedo, estressada
por sua luta e sua dedicação à causa de sua mãe. Causa que hoje
mãe Carmem, irmã da falecida, conduz com garbo, doçura e carinho.
Vejo mãe Stella, a maior mãe de santo do Brasil e a mãe de santo que eu
escolhi, do alto dos seus 80 anos, consumir seus dias a dar ao povo pobre
da Bahia, luz e
esperança a setores da sociedade onde geralmente a luz e esperança não chegam.
Mãe Estela vive franciscanamente. Nunca fez voto de pobreza. Porque os
pobres não precisam desse voto já que já são pobres.
O candomblé foi perseguido no passado pela polícia. Hoje é perseguido
pelas igrejas evangélicas. Que escolheram o candomblé como bode
expiatórionum marketing infame
E batem dia e noite no candomblé. Diante do silêncio lamentável de todos
nós.
Bisneto de preto, neto de pobres, filho da Bahia, de mãe Cleusa e mãe
Stella, teimosamente digo não a essa perseguição implacável. E defendo
nosso direito democrático de acreditar na força do trovão, dos mares, do
vento e da chuva. ser primário, mas é lindo. Quer coisa mais bonita do que acreditar que
os deuses podem baixar entre os homens em lugares tão pobres onde nem
a saúde, a educação e polícia se interessam em ir?
Por isso saúdo sua Santidade e peço a Xangô e a Oxum que guiem seus
caminhos para que ele possa ser uma grande mãe ao longo de seu papado.
Que, além de encíclicas e regras, ele nos dê colo e carinho, porque o que o
mundo mais precisa é de colo e carinho.Que ele seja o carinho da gente, a
estrela mais linda. Que ele seja uma espécie de mãe Menininha global .
Porque, ao fazer isso, ele honrará o trono de Pedro e terá cumprido, no
fim de seu
de seu papado, seu papel no tempo e na história.
[Nizan Guanaes, 48, é publicitário e presidente da Africa Propaganda]

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Mensagem de Sri Bhagavan


A causa principal de todo sofrimento é a sensação de separação. Temos uma consciência divisiva que percebe as coisas como eu e o outro; como o meu e o dele; meu povo e o seu; minha nação e a sua. Tendo dividido todas as coisas, sentimo-nos ameaçados pelo outro. O medo, por sua vez, alimenta guerras, conflitos e outras formas de violência.
Estaria, então, a redenção além de nosso alcance? Continuaremos a ser um bando de filósofos pessimistas ou expectadores apáticos, lamentando nosso destino coletivo? Não necessariamente.Na condição de humanos, estamos à beira de uma transição colossal: sairemos da separação rumo à unidade. Acordaremos da escuridão para a luz, da não-verdade para a verdade. Compreenderemos a unidade de todas as coisas vivas.Embora tenhamos vidas diferentes e estejamos longe uns dos outros no tempo e no espaço, biológica, emocional e espiritualmente, somos um.
Existe apenas um corpo. O que se passa com os animais nos oceanos, repercute em nós – homens e mulheres. O que ocorre em nossas florestas é sentido em nossos corpos, pois, assim como as árvores, eles são feitos da mesma terra. Afinal, os nossos corpos não são argila em movimento, dotada de inteligência?
Um esforço consciente para curar a terra manifestar-se-ia como a cura definitiva de nossos próprios corpos.
Existe apenas uma mente. A mesma mente que fluiu através de nossos antepassados flui através de nós e continuará a se manisfestar através de nossos filhos e de seus descendentes. O tormento ou o medo coletivo que aflige nossos próprios irmãos em algum lugar do mundo afeta outros, em outras partes, na forma de pesadelos – quer estejam dormindo ou acordados. Nossos prazeres e nossas dores são infinitamente interligados. Somos unos e não podemos continuar vivendo na ilusão da separação.
Existe apenas uma consciência. Vivemos em um universo holográfico. Todo e qualquer indivíduo que esteja despertando para a unidade está, automaticamente, afetando centenas de pessoas, impulsionando-as rumo a única alternativa sã de se experienciar a realidade.
Ao mudar nossa experiência de realidade, descobriremos formas mais novas de viver e amar. Criaremos um planeta melhor para o presente e o futuro. Este é nosso destino comum.

segunda-feira, 30 de julho de 2007

Assombros

"Entre a aorta e a omoplata rola alquebrados sentimentos.
Entre as vértebras e as costelas há vários esmagamentos.
Os mais íntimos já me viram remexendo escombros.
Em mim há algo imóvel e soterrado em permanente assombro."


[Affonso Romano]

sábado, 14 de julho de 2007

Idi Amin Dada -O Último Rei da Escócia

Mais um para minha humilde videoteca




O filme mostra os acontecimentos reais na Uganda durante os anos 70, quando o ditador Idi Amin (Forest Whitaker, ganhador do Globo de Ouro e indicado ao Oscar por este papel) exercia seu poder. A história é narrada por meio do ponto de vista de seu médico pessoal, Dr. Nicholas (o ótimo James McAvoy, que fez Mr. Tunnus das Crônicas de Nárnia), um jovem escocês, médico de familia, que, ao terminar seu doutorado, decidiu escolher, aleatoriamente, um pais para onde fugir do tédio familiar.
No filme, os fatos reais - assassinatos cruéis, torturas, desmembramento de uma das suas esposas, idiossincrasias e comportamento bizarro de Idid Amin.

Por que tricolor colar?

Como estudante de turismo, tornei-me mais curiosa. Não dei-me por vencida, descobrir que Zanzibar é o lugar que nasceu Fred Mercury. Como a ilha foi dominada por diversos povos, de diferentes etnias, credos e culturas, os residentes atuais formam uma miscigenação de raças. Africanos, árabes, indianos, alemães, ingleses e outros povos praticam religiões diversas - cristianismo, o islamismo, o hinduísmo, o protestantismo e inúmeras crenças tradicionais nativas – e falam diferentes dialetos, embora o inglês e o suaile sejam as línguas oficiais do país.
No trecho da música Zanzibar "tricolor colar" o letrista quis homenagear a Jamaica e a boina de Bob Marley, assim como as guias de umbanda.
Então que as cores vibrem em nós, assim como a música Zanzibar(As cores)

quinta-feira, 5 de julho de 2007

O que viria a ser, muito mais que o céu de ZANZIBAR?

ZANZIBAR
O azul de Jezebel no céu de Calcutá, feliz constelação

Reluz no corpo dela, Ai tricolor calar !

Az de Maracatu no azul de Zanzibar

Ali meu coração zumbiu no gozo dela

Ai, mina, aperta a mina minha mão

Alah, meu only you no azul da estrela !

Aliás, bazar da coisa azul, meu only you

É muito mais que o azul de Zanzibar

Paracuru, o azul da estrela !


[ A Cor do Som]
*ZANZIBAR é nome dado ao conjunto de duas ilhas ao largo da costa da Tanzânia, na margem leste africana.

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Trezena de Toinho



Levantei-me pelas cinco da matina com grande excitação dos rojões. Confesso que acordei achando que um avião estava caindo sobre minha cabeça, já que contemplo na maioria das noites, luzes piscando bem de longe em direção a minha janela os aviões que fazem rota bem no alto da Cx. D’água. Hoje é dia de festa, dia de Santo Antônio e na Bahia, em alguns lugares acorda-se assim!
Santo Antônio, padroeiro das moças casamenteiras, esse santo, que é representado carregando o menino Jesus em seus braços, ficou realmente conhecido como "casamenteiro" e é sempre o mais invocado para auxiliar moças solteiras a encontrarem seus noivos, no popular, as encalhadas. Ele também é conhecido por ajudar as pessoas a encontrar objetos perdidos, ah! Objetos perdidos, vivo perdendo coisas, está aí, nunca pedi a Toinho, com todo respeito e sim a Salonguinho, aquele dos gritinhos e três pulinhos.
A trezena é a cerimônia dedicada ao santo do dia 1 ao dia 13 de junho, com cânticos, fogos, comes e bebes. Essa parte de comes e bebes muito interessa-me, né toinho, com todo respeito! As empacadas fazem tudo com o pobre do Toinho, roubam-lhe o menino Jesus dos braços, escaldam o pobre na água fervendo e outras atrocidades. Se Toinho soubesse, não seria canonizado, baita responsabilidade!

SIMPATIAS · PARA ARRUMAR UM(A) NAMORADO(A) Logo na manhã do Dia dos Namorados, véspera de Santo Antonio, compre um metro de fita azul de qualquer largura e escreva nela o nome completo da pessoa amada. À noite, conte 7 estrelas no céu, sem apontar , e faça um pedido ao santo para que ele ajude você a conquistar o coração dessa pessoa. No dia seguinte, amarre a fita nos pés da imagem de Santo Antonio e deixe lá, até conseguir arranjar uma pessoa para namorar.