terça-feira, 21 de agosto de 2007

O simbolismo do número TREZE



Nasci em uma 6ª-feira 13 e no mês de agosto.Tudo bem que o nome parece muito com desgosto, mas agosto foi dado pelos romanos como uma homenagem ao Imperador Augusto. Para os supersticiosos, digo-lhes que não sinto muito! Amei nascer nesse dia, embora haja muita zombaria, que 13 é o número do azar, malefício certo, desgraça. Para os olhos dos supersticiosos, eu não sou normal, como já dizia Oscar Wilde, ”normalidade é uma ilusão imbecil e estéril”.
O Suicídio de Getúlio Vargas, não teve nada ver com bons ventos que vêm da Península Ibérica, que movem-se sobre o Atlântico, na direção do Brasil. Esse mesmo vento, era o que levava as caravelas às terras recém-descobertas por Cabral e faziam com que as moças portuguesas não casassem nesse mês, pois era sinônimo de uma lua de mel solitária ou viúves. Pé de pato, mangalÔ 3 vezes! O oitavo mês tem culpa que os pilotos Thomas Ferrebre e W. Copoeland deixaram a bomba atômica cair nas cidades de Hiroshima e Nagazaki?
Há crenças nas propriedades positivas do número treze, por exemplo, muitas pessoas penduram esse número em pulseiras e colares como amuleto benéfico e se atribui aos nascidos em dia 13 uma certa proteção e sorte, apesar desse dia ser considerado geralmente como nefasto. Em suma, o número 13 significa tanto algo benéfico e positivo como algo extremamente negativo e maléfico, mas o que permanece, com mais força na memória popular são seus aspectos negativos.
A superstição faz parte do folclore assim com as lendas, música de roda, aliás, 24 de agosto é dia do folclore!
Cada um de nós, entre erros e acertos, vai compondo sua própria história. Os fatos negativos podem acontecer em qualquer época, assim como os positivos. Então Feliz aniversário pra mim! E um lindo Augusto, ops! Agosto, com ventos fortes e fluidos positivo!

Nenhum comentário: