quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Elemento:Fogo!

GENTE QUE BRILHA


O Centro histórico estava pegando fogo, fogo em todos os sentidos, fogo por conta do calor, da multidão, o cheiro das rosas, da cor vermelha imperando, por conta de tanta fé e claro! Os gritos de saudação(Êpa Hei!) a Iansã, também conhecida como Oiá. A Festa de Santa Bárbara, abriu as porta para as festas populares da Bahia com uma procissão belíssima. Como na Bahia tem toda uma fusão, é quase ecumênica, os orixás tem um sincretismo com os santos católicos e Santa Bárbara é sincretizada com a dona dos raios, aquela que domina o temporal, a impulsiva das companheiras de Xangô, a audaciosa IANSÃ, que também é homenagiada com muita força.
A cambada da Cairu que é adeptos a fotografia, tentava flagrar algumas imagens interessantes embaixo do sol-a pino, pois como diz o nosso Caê na música terra: "Tudo, tudo na Bahia , faz agente querer bem, a Bahia tem um jeito..."
Estavamos todos lá no laço protetor, eu, fulano, sicrano, beltrano, os vendedores de artigos religiosos, turistas, fotógrafos, trabalhadores, vedendores ambulantes, devotos, pais e mães de santo, formando um tapete vermelho para saudarmos essas poderosas mulheres.

EPA HEI!
Foto: by me


Nenhum comentário: